Pouco conhecido Fatos sobre cintilografia ossea.



Fase tardia: Sãeste imagens por corpo inteiro, realizadas entre 2 e 4 horas após a injeção venosa, é possível, em casos selecionados, ser necessária a aquisição do imagens Muito mais tardias.

Por vezes, as células cancerosas rompem este tumor original e viajam pelo corpo, e migram para outras partes do corpo, contendo ESTES ossos. Isso É possibilitado a acontecer atravfois do sistema linfático ou sanguíneo. Este nome dessa migração é metástase.

O osso é o local Ainda mais comum por câncer de mama secundário (metástase óssea). Os ossos Muito mais afetados sãeste a coluna vertebral, costelas, crânio, pelve, perna e braçeste. Quem tem câncer do mama secundário pelo osso É possibilitado a ter variados sintomas ou nenhum. Muitas vizinhos se sentem bastante bem e ESTES sintomas podem vir a ser controlados, assim sendo a importância de criar ESTES exames como a cintilografia óssea para investigação e estadiamento.

Exatamente a radiação sendo baixa, mulheres gravidas, com suspeita de gravidez ou amamentando nãeste devem realizar a cintilografia. No resultado entregue ao paciente para ser levado ao especialista de que solicitou o exame é apontado onde estão os possíveis focos das doenças, permitindo a ele planejar ou avaliar o tratamento.

Outro fator a ser considerado é este Espécie do fratura. Os pacientes submetidos à fixação com HIB, em sua maioria (quatro), tinham fraturas do tipo II de Winquist (), enquanto aqueles em que se realizou a fixação com PP, em tua totalidade, sofreram fraturas do Genero IV. A indicaçãeste da fixação com HIB é feita preferencialmente nas fraturas de menor grau por cominuiçãeste e naquelas mais cominuídas a PP é Ainda mais indicada. As fraturas do Espécie II apresentam cominuiçãeste por -% do osso. Este tipo, por deter superfície óssea fraturada menor de que as dos MODOS III e IV, deve apresentar menor grau por remodelação pelo local da fratura. Do fato, o paciente utilizando HIB de que sofreu fratura do tipo IV apresentou remodelaçãeste óssea em grau moderado na fase tardia da cintilografia óssea, enquanto nos demais houve remodelação discreta (tabela, gráfico ). Apesar por a fixação com HIB ser este tratamento por escolha de modo a as fraturas diafisárias do fêmur neste Serviço, ele é Ainda mais indicado nas fraturas utilizando menor grau do cominuição, qual apresentariam remodelação em menor grau. Este fato de a fixaçãeste com HIB permitir menor grau por mobilidade dos fragmentos ósseos e este fato de essas fraturas serem menos cominuídas do qual aquelas fixadas com PP poderiam explicar este menor grau de remodelaçãeste no local da fratura. A avaliação da consolidaçãeste óssea pela radiografia É possibilitado a ser difícil em certos pacientes devido à extensa formação do calo ósseo () e FORMATOção do pseudartrose hipertrófica. A TC permite melhor avaliação do calo ósseo, mas a presença do material do síntese dificulta a interpretação do exame. A TC foi realizada mal nos pacientes de que retiraram a fixaçãeste. A cintilografia óssea trifásica parece ser método útil de modo a indicaçãeste da retirada do material de síntese nos pacientes usando fratura diafisária do fêmur. Se a fixaçãeste foi eficaz, a Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Marçeste, 7

Nãeste é necessária a permanência do paciente na clínica durante este intervalo entre a fase de equilíbrio e a fase tardia. As imagens desta última fase duram aproximadamente 25 MOMENTOS.

A graduação foi fabricada através da comparaçãeste com este lado oposto, a ser a captação considerada discreta quando mal ligeiramente maior que a do lado oposto e Assim sendo sucessivamente. Estudo tomográfico ESTES pacientes utilizando seguimento maior do qual três anos foram submetidos à retirada do material do síntese e TC do fêmur lesado. ESTES demais não puderam ser submetidos à TC devido à presença do material do síntese. As imagens do calo ósseo observadas na radiografia e TC foram comparadas utilizando o grau do captaçãeste pelo calo ósseo na cintilografia. A análise da TC foi realizada por radiologistas experientes que analisaram a morfologia e a ESTILOçãeste do calo ósseo (figuras D e D). RESULTADOS Em seis pacientes com HIB, as fases do fluxo e equilíbrio pelo local da fratura foram semelhantes às do lado contralateral não fraturado em quatro (66,6%) e discretamente aumentadas em 2. A fase tardia (ou remodelaçãeste óssea) mostrou-se discretamente aumentada no local da fratura em cinco pacientes (8,%) e aumentada em grau moderado em um (tabela, gráfico ). Nos sete pacientes submetidos à fixaçãeste utilizando PP, a fase de fluxo foi normal em todos. A fase de equilíbrio foi normal em cinco pacientes (7%), aumentada em grau discreto em um e em grau moderado em 1 (figura B). A fase tardia (ou remodelaçãeste óssea) mostrou-se alterada em todos ESTES pacientes com PP, usando discreto aumento da remodelaçãeste pelo local da fratura em 1 (,%), moderada remodelação óssea em cinco (7%) e acentuada remodelação óssea em um (,%) (gráfico ). A paciente submetida à colocação do HIB há Muito mais tempo (,nove anos) apresentou discreta remodelaçãeste óssea, utilizando fluxo sanguíneo e equilíbrio normais. A paciente utilizando PP há Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Março, 69

Para criar o exame é injetado na veia do paciente um material radioativo, ao absorver esse radiofármaco o site recomendado organismo emite radiação de que é detectada por uma câmera de que transmite as imagens para a tela do computador. Não há riscos posteriores à realização da cintilografia óssea.

Atençãeste: Este exame é contra-Adequado de modo a gestantes e para aquelas de que estão amamentando, por medidas de proteção radiológicas, nãeste venha acompanhada por mulheres grávidas ou crianças.

 Se você é diagnosticado usando câncer, as metástases ósseas podem, às vezes ser encontradas previamente do provocar quaisquer sintomas. Seu mfoidico poderá pedir exames tais como cintilografia óssea. A cintilografia óssea mostra a presença (ou não) por metástases ósseas. Neste exame é visualizada a totalidade do esqueleto, e às vezes Têm a possibilidade de mostrar pontos do metástase óssea que ainda nãeste estão provocando qualquer sintoma.

Medicina Nuclear Diagnóstico A MND oferece a clínicos e pacientes exames da Ainda mais alta tecnologia e competência profissional. A partir de 1995, atinge este exatamente nível tecnológico DE melhores instituições do país e do mundo em sua própria especialidade.

Sim. Os riscos são mínimos e relacionados unicamente a probabilidade de reação adversa a medicamentos (contendo reaçãeste alfoirgica), a ser este rubor cutâneo temporário (pele avermelhada) a reação Muito mais verificada, nãeste se observando nenhuma reaçãeste grave que necessite do hospitalizaçãeste ou qual cause sequela para saúdo.

Download "Cintilografia óssea trifásica de modo a guiar a retirada de implantes metálicos em fraturas: estudo preliminar *"

Esta afinidade está relacionada, basicamente, às características fisiológicas desses órgãos ou ao mecanismo de formação da doença. Uma vez de que os elementos radioativos cheguem aos órgãESTES por interesse, as radiações emitidas a partir deles são identificadas pelo equipamento e transformadas em imagens que possam ser interpretadas pelos especialistas. Cada exame tem seu medicamento específico de que é preparado ou encomendado para o dia do procedimento. Os diferentes exames estão listados abaixo:

Endereçeste para correspondência: Elba C.S.C. Etchebehere, Serviço por Medicina Nuclear, Hospital DE Clínicas da Unicamp, Caixa Postal Campinas, SP Brasil. Tel.: , fax: + nove -, Recebido em //. Aprovado de modo a publicação em nove//. Copyright RBO lográficas moderadas e ESTILOção anormal do calo ósseo. As discretas alterações descritas na cintilografia óssea nos pacientes com HIB indicam qual o presente Género de fixaçãeste leva a menor exigência mecânica do calo ósseo utilizando remodelaçãeste Muito mais fisiológica, comprovada pelo estudo tomográfico em dois pacientes, mostrando tua anatomia semelhante à do fêmur contralateral. Isto nãeste ocorreu nos pacientes usando PP, talvez devido a uma maior movimentaçãeste dos fragmentos ósseos permitida por este nosso material. Esta movimentação sugere que este nosso Género de fixaçãeste talvez não mesmo que este Muito mais fisiológico, nãeste proporcionando à fratura condições adequadas para se consolidar. Unitermos Cintilografia óssea; MDP- 99m Tc; fratura; calo ósseo; implante metálico; remoçãeste ABSTRACT Three-phase bone scintigraphy as a mais dicas aqui guide to metallic implant removal The objective of this study was to evaluate the role of three-phase bone scintigraphy (TBS) as a guide to implant removal in patients with femoral shaft fractures treated with bridging-plate (BP) or interlocking nail (IN), since this decision is based on non-confident criteria. Thirteen patients were studied, six with IN and seven with BP. They were imaged on a camera-computer system after the intravenous injection of 7 MBq of 99m Tc-MDP. Implant removal was performed, on the average,. months after the fracture, in four patients (two with BP and two with IN). Patients with IN showed slightly increased tracer uptake on the delayed images and slight callus formation. In contrast, patients with BP showed moderately increased uptake and an anomalous callus in comparison with the normal femur. The slightly increased uptake of the tracer in patients with IN may be related to the fact that this implant does not allow Rev Bras Ortop _ Vol., Nº Marçeste, 67

Este nível por radiação injetada pelo paciente é mínimo e não proporciona nenhum dano. A cintilografia óssea É possibilitado a ser realizada em hospitais ou em laboratórios por imagem.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *